sábado, 21 de janeiro de 2012

“No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta… Nem todo mundo que aguenta.”
(Clarice Lispector)


Mas é preciso escolher. Porque o tempo foge. Não há tempo para tudo. Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo. É necessário aprender a arte de “abrir mão” – a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial.
Se, ao acordar, posso escolher uma roupa, posso escolher também o sentimento que vai vestir meu dia. Se, no percurso, posso errar o caminho posso também escolher a paisagem que vai vestir meus olhos. A mesma articulação que tenho para reclamar, tenho para agradecer. E, se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer. Que hoje e sempre, seja mais um belo dia!

E mesmo quando tudo estiver perdido, será você o motivo para continuar lutando.

Eu desejava conhecer alguém da maneira mais idiota, e me apaixonar… Eu acreditava que, assim como nos filmes, tudo terminaria bem. Acreditava também ter amigas para sempre.Olha, eu estava enganada… mas não me culpo por isso. A ingenuidade que me habitou naquele tempo, foi destruída da pior maneira possível , mas também da mais eficaz.


“A sua vida só vai pra frente depois que você se desapega das pessoas que te levam pra trás.”   
(Caio Fernando Abreu)

“Pensa numa pessoa ciumenta, dramática, estranha, ás vezes chata, teimosa, difícil de entender, feliz e infeliz. Pensou? Então, sou eu.”
 (Clarice Lispector)


Sou tímida. Um montão de gente ri quando falo isso, mas sou tí-mi-da. Só quem me conhece a fundo sabe. É que sou o tipo de gente que todo mundo pensa que conhece. Mas se enganam feio. Pouquíssima gente me desvenda. Mostro só o que quero. Não por maldade, mas por proteção. A gente tem que aprender a se proteger. Das escolhas dos outros. E até mesmo das nossas próprias escolhas.

“Aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado nela.”

“Expresse seu amor sem medo e isso não será ridículo, será lindo, eterno, corajoso e generoso, será importante, grande e o maior dos gestos.”

“Ele pode estar olhando tuas fotos neste exato momento. Por que não? Passou-se muito tempo, detalhes se perderam. E daí? Pode ser que ele faça as mesmas coisas que você faz escondida, sem deixar rastro nem pistas. Talvez, ele passa a mão na barba mal feita e sinta saudade do quanto você gostava disso. Ou percorra trajetos que eram teus, na tentativa de não deixar que você se disperse das lembranças. As boas. Por escolha ou fatalidade, pouco importa, ele pode pensar em você. Todos os dias. E, ainda assim, preferir o silêncio. Ele pode reler teus bilhetes, procurar o teu cheiro em outros cheiros. Ele pode ouvir as tuas músicas, procurar a tua voz em outras vozes. Quem nos faz falta, acerta o coração como um vento súbito que entra pela janela aberta. Não há escape. Talvez, ele perceba que você faz falta e diferença, de alguma forma, numa noite fria. Você não sabe. Ele pode ser o cara com quem passará aquele tão sonhado verão em Paris. Talvez, ele volte. Ou não.”

(Caio Fernando Abreu)
“A vida fica muito mais fácil se a gente sabe onde estão os beijos de que precisamos.”

(Mário Quintana)


“Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém. E poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, e que faço falta quando não estou por perto.”
(Mário Quintana)

                     “O plano dos dois era simples. Permanecer juntos pelo resto de suas vidas.”
“É que quando dói demais a gente não acredita que um dia a dor passa, mesmo que todo mundo fale. Mas passa. De verdade. É que a vida tem mesmo dessas voltas e acreditar nas pessoas e nas suas boas intenções ainda vale a pena. Porque simplesmente ainda existem pessoas que acreditam como você.”

“Que o medo não nos paralise. Que toda tristeza venha só de visita, com hora marcada e passagem pra ir embora. Que os sorrisos nos fortaleçam.
Que os amigos nos amparem. Que a alegria seja o pão-nosso-de-cada-dia. Que cada um cuide do que diz e do que sente, sem dar importância demais aos que os outros pensam. Que o sono venha de uma consciência tranquila. Que a felicidade, nunca, jamais, em tempo algum, seja vendida em cápsulas numa farmácia.
Que o amor seja capaz de transformar o mundo a nossa volta.
Que os anjos digam Amém.”



                     “Em uma época em que os desejos duram o tempo de uma estação, 
                      amar virou coisa de gente corajosa.”


“Essa conversa de que a pessoa só dá valor quando perde não é verdadeira. Cada um sabe exatamente o que tem à seu lado. O problema é que ninguém acredita que um dia possa perder.”

                        “… e quando eu estiver triste, simplesmente me abrace…”
                     “Na convivência, o tempo não importa.
                      Se for um minuto, uma hora, uma vida.
                      O que importa é o que ficou deste minuto,
                      desta hora… desta vida…”
                           
                        (Mario Quintana)




“Eu quis tanto ser a tua paz, quis tanto que você fosse o meu encontro. Quis tanto dar, tanto receber. Quis precisar, sem exigências. E sem solicitações, aceitar o que me era dado. Sem ir além, compreende? Não queria pedir mais do que você tinha, assim como eu não daria mais do que dispunha, por limitação humana. Mas o que tinha, era seu. “
(Caio Fernando Abreu)




“A vida é complicada porque nós mulheres romantizamos tudo, ou quase tudo, ou justamente o que não deveríamos. A gente faz planos mesmo em cima dos silêncios deles, a gente vê beleza em cada sumiço, a gente vê olhares de amor no mais puro olhar de tesão, nós temos a mente completamente diferente da deles.”

(Tati Bernardi)

                    Sou cheia de manias. Sou teimosa. Raivosa, quando sinto-me atacada. Mas não imponho a minha pessoa a ninguém. Não imploro afeto. Não sou indiscreta nas minhas relações. Tenho poucos amigos, porque acho mais inteligente ser seletivo a respeito daqueles que você escolhe para contar os seus segredos. Então, se sou chata, não incomodo ninguém que não queira ser incomodado. Chateio só aqueles que não me acham uma chata, por isso me querem ao seu lado. Acho sim, que, às vezes, dou trabalho.




  Um dia ainda vamos brigar por você ter pego o meu travesseiro. Um dia eu vou reclamar que o seu café é ruim. Um dia eu vou chegar do trabalho tarde e vou sorrir pois seu café “ruim” estará servido pra mim. E quem sabe um dia você vai aprender a fazer um café que preste? Talvez no mesmo dia que eu aprender a cozinhar algo que não seja miojo? Um dia eu vou pintar a nossa casa de verde, como você falou que acha bonito. E quem sabe a gente se beije na formatura, quando nos entregarem os diplomas, pra todos saberem o quanto nós estamos apaixonados. Sabe, eu não quero casar na igreja, isso é bobagem pra mim. Mas se você quiser nos podemos viajar pra Paris escondidos e casar por lá, como nos filmes. E depois nós podemos viajar pelo mundo, mesmo que seja com um carro velho e barulhento. Vamos combinar de só voltar pra cidade onde nascemos só quando estivermos bem velhinhos, então vamos ficar sentados na varanda conversando assim como os nossos avós faziam. E vamos ficar assim, juntos, até o fim dos tempos.